A Eficiência e o Parkour
"Parkour é você ir do ponto A ao B da forma mais rápida e eficiente possível". Essa é provavelmente a frase mais repetida e clichê ao definir Parkour.
De certa forma, é o princípio do Parkour. "Ser eficiente", no sentido de que você não deve disperdiçar tempo, energia, e foca somente no seu destino.A partir desse princípio, os praticantes começaram a pensar em técnicas mais eficientes, e desenvolvendo "técnicas prontas" a partir dos videos dos mais experientes, e sofisticação no treino. E começou a discussão entre os praticantes: As técnicas que não são ditas "eficientes" por esse critério de sofisitação deixam de ser parkour, se tornam técnicas "erradas"?
Nessa dita "eficiência", muitos elementos não são levados em conta. A singularidade de cada um, por exemplo. Seja pelo seu método de treino, sua força física, sua experiência de vida, ou diversos outros fatores, cada pessoa tem o seu proprio modo de mover, de treinar. No ser humano, além desses fatores matemáticos "calculáveis" na movimentação como velocidade, por exemplo, entra em jogo uma imensidão de fatores psicológicos que não podem ser medidos. A experiência, o medo...
Vi essa imagem na assinatura do TK17, um membro do forum do Parkour.NET:
Acho que ilustra um pouco o que quero dizer, embora use conceitos subjetivos e não considere a particularidades de cada pessoa.
Por isso proponho deixar de lado por um momento o uso da palavra "eficiência" na definição do Parkour, e usar um conceito parecido: Mostrar que Parkour é o treino PARA ultrapassagem de obstáculos. Mostrar que o objetivo não é a eficiência, e sim o obstáculo.
Porque quando temos em foco um objetivo, naturalmente nos concentramos em atingí-lo, fugindo de elementos potencialmente prejudiciais à sua meta.
Se você foca em subir um muro, pouco lhe importa se vai usar a técnica de "climb up" ou se vai apoiar o antebraço. Se você precisa fugir rápido e pular por cima de uma cerca, você vai parar pra pensar que um salto mortal seria mais bonito?
É importante querermos evoluir e treinar e conhecer as técnicas mais "refinadas", mas no momento que limitamos o Parkour à essas, não o tornamos um "esporte de manobras", onde só as "manobras certas" são valorizadas, e o valor pelo deslocamento e naturalidade desaparece?
Esqueçamos por um momento os "monkey precisions", os "climb ups", e até mesmo aqueles "precisions parados". Vejamos videos de algumas pessoas como David Belle, Blane, Ilabaca, Stephane Vigroux.. E até mesmo nacionais porque não? O César do PKJUND, o Tiago Urso.. Podem fazer climb ups, mortais, monkey precisions e precisions lindos, mas e quanto à sua naturalidade quando se movem, seu controle? Como se conseguem de deslocar pelos ambientes, perante obstaculos?
Por isso digo que Parkour, primordialmente, é o treino focado no deslocamento. Pensando em chegar a algum lugar, independente do que alguem pode dizer o que é eficiente ou bonito. É o que você instintivamente vai fazer quando sentir a necessidade de se deslocar. É o que você faz PARA chegar a algum lugar.
FONTE: http://blog.parkour.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário